Qual o melhor berço? Saiba como escolher



(Reprodução: Shutterstock)

A chegada de um novo membro da família exige uma série de preparativos e uma das mais importantes é a montagem do quartinho infantil. Nesse novo ambiente de casa deverá ter um móvel que acompanhará o crescimento e será responsável por garantir segurança para o bebê nos momentos de descanso: o berço

Pensando nas mais diferentes versões e funcionalidades existentes no mercado de móveis atualmente, a MadeiraMadeira separou algumas dicas para escolher o berço ideal e seguro para o seu bebê. Confira:


Saiba como verificar a segurança de um berço

(Reprodução: MadeiraMadeira)

O berço deve ser, acima de tudo, seguro. Esse deve ser o seu primeiro critério de escolha no momento da compra. Para garantir um móvel que não ofereça riscos ao seu bebê, confira as seguintes informações e características sobre o produto:

1. verifique se o produto possui selo INMETRO. Esse selo é fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, responsável pela regulamentação de produtos e serviços com foco na segurança e proteção à vida. Ele garante que o móvel foi submetido a testes de segurança e aprovado.

2. Dê prioridade a berços que possuem quinas arredondadas, bem lixadas e sem farpas.

3. Observe se o acabamento do móvel não irá soltar lascas com o passar do tempo. É importante também priorizar móveis que não possuam adesivos ou tapa parafusos na parte interna do móvel, pois podem se soltar e ser ingeridos acidentalmente.

4. Por segurança, a largura da grade não pode ser maior que 6,5 cm.

5. Observe se o berço possui sistema de travas para a regulagem de alturarodízios.


Tamanho do berço: qual o ideal?

(Reprodução: MadeiraMadeira)

Cada tamanho de berço possui suas vantagens e desvantagens. Antes de escolher o seu, meça o espaço onde ficará o berço considerando uma área de circulação ao redor.

Os modelos mais comuns são chamados de berço americano e possuem o tamanho de colchão com as seguintes dimensões: 130 cm x 70 cm.
Por ser o modelo mais popular, o berço americano pode ser encontrado com a opção de cômoda acoplada, bicama ou também podem se transformar em uma mini cama e acompanhar o crescimento da criança.

Além dele, os mini berços também são muito utilizados. Por possuírem rodízios e serem menores, passam pelas portas com facilidade e podem ser levados para qualquer cômodo de casa. Apesar de ocupar menos espaço que o berço americano, ele provavelmente será substituído com pouco tempo de uso.


Funcionalidades do berço que podem facilitar a rotina

(Reprodução: Shutterstock)

Algumas funcionalidades do berço podem ser essenciais para ter uma rotina de cuidados mais prática com seu bebê.  São elas:

 Rodízios: permitem a movimentação do móvel pelo cômodo, o que facilita a rotina de limpeza do ambiente;

 Grade removível: é uma excelente opção para os pais que decidem deixar o berço ao lado da cama do casal. Assim, é possível atender rapidamente às necessidades do bebê;

 Varão removível: esse acessório permite a prática instalação de mosquiteiro, móbile ou removido se não houver a necessidade do seu uso.


Itens complementares para segurança e conforto do bebê

(Reprodução: MadeiraMadeira)

Após a escolha do berço, alguns itens podem tornar o espaço mais confortável e seguro para o bebê:

• Se na região onde você mora possui muitos mosquitos, aposte em um mosquiteiro.

• Um kit berço, composto por colcha, capa de travesseiro e almofadas para as laterais do móvel pode ser uma ótima alternativa para decorar e trazer conforto para o bebê. Aposte em tons neutros ou que seguem a temática do quarto.

• Alguns berços já são vendidos com o colchão incluso, mas caso o modelo que você ira comprar não possua, aposte em um colchão de densidade 18. Essa é a recomendação de especialistas para crianças de até três anos.


Onde deixar o berço no quarto?

(Reprodução: Shutterstock)

Assim como a escolha do móvel e acessórios, a localização do berço no quarto também é essencial para manter a segurança do bebê. Confira algumas dicas:

1.Evite deixar o berço abaixo de janelas;
2. Se houver tomadas próximas ao móvel, tampe-as com um protetor;
3. Não deixe o berço próximo a paredes que possam ter mofo para evitar possíveis alergias;
4. Posicione o móvel próximo à porta, facilitando o acesso à criança.


Agora que você já sabe como garantir conforto e segurança para o seu bebê, confira a seleção de berços que a MadeiraMadeira preparou para você:


Leia também:
Decoração de quarto Aesthetic / Pinterest: como fazer
Quarto infantil temático: confira as dicas para decoração
Estilo de decoração Geek
Como deixar a casa mais segura para crianças

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.