Noite do fondue, queijos e vinhos em casa: como fazer



(Reprodução: Shutterstock)

Com as temperaturas mais baixas no período do Outono / Inverno, as comidas quentinhas são ótimas aliadas! E, se tem uma comida que combina com o friozinho, é o fondue! Uma comida de origem Suíça, que conta com diversas receitas e modos de preparo que agradam aos mais diferentes gostos e orçamentos e, além de tudo, ainda combinam com queijos e vinhos de entrada. 

Quer saber como preparar uma noite do fondue, queijos e vinhos em casa, para receber amigos, família ou aproveitar com a pessoa que você ama? A MadeiraMadeira separou várias dicas para te ajudar. Confira:


O que é uma noite do fondue?
(Reprodução: Shutterstock)

Uma noite do fondue, nada mais é, do que uma confraternização pensada como um jantar em que o fondue é o prato principal! Geralmente, esses jantares são realizados entre os meses de Outono e Inverno, já que combinam muito com as noites mais geladas e ajudam a esquentar e trazer mais aconchego para esse período.

As noites do fondue podem ser feitas com amigos, amigas, familiares e é muito comum em jantares românticos! A data do dia dos namorados, dia 12 de junho, inclusive é uma das mais adoradas para um bom e quentinho fondue a dois.

E o que combina com um jantar desses? Uma sala de jantar completa e com uma decoração acolhedora, aquecedores ou uma lareira - seja no modelo tradicional ou da ecológica -, mantinhas e cobertores, uma iluminação mais baixa e com tons mais quentes e, se for o caso, pode ser o espaço gourmet da sua casa bem adaptado para a ocasião. A ideia é proporcionar aconchego e criar um ambiente intimista, que funcione bem com a proposta de uma noite do fondue.


O que comprar para uma noite de fondue, queijos e vinhos?
(Reprodução: Shutterstock)

E outra coisa que combina muito com fondue e friozinho: os queijos e vinhos. Além do fondue de sabor queijo, você pode optar pelos queijos como entrada. Pensando nisso, o que comprar para uma noite de fondue, queijos e vinhos? A MadeiraMadeira te ajuda com o passo a passo para criar a sua lista:

1. Confira os itens para o ambiente
Antes de mais nada, pense em qual ambiente você vai servir o jantar. Na cozinha, espaço gourmet ou sala de jantar? Esse espaço está completo para a quantidade de convidados definida? Claro que, ao investir em itens para esses cômodos, você pode utilizá-los em várias confraternizações futuras. Veja o que falta para receber bem as pessoas, como: taças extras, tábua de frios para servir os queijos, mais pratos, uma outra cadeira ou mais jogos americanos, por exemplo.

2. Defina as receitas
A variedade de receitas de fondue é enorme! Ao escolher suas favoritas - de preferência, uma salgada e uma doce para a sobremesa - salve a lista de ingredientes para fazer as compras no mercado. E lembre-se: no caso de fondue de frutas, por exemplo, a compra deve ser feita bem próxima da data para que nada estrague.

*Dica:
variedade em bebidas é uma maneira de agradar todo mundo! Além dos vinhos - que devem ser escolhidos pensando na harmonização com os alimentos e no gosto pessoal - é sempre uma boa alternativa ter opções sem álcool, como refrigerantes, sucos, água ou chás gelados.


3. Aparelho de fondue
O ideal é preparar o fondue em um aparelho exclusivo para isso. Ele conta com uma panela própria e contém o réchaud  (do francês, “fogão”), que é um espaço para acender o fogo, apoiar a panelinha e manter a comida quente. Além disso, também costuma uma abertura na tampa com uma parte de descanso para os “espetos” - os garfinhos próprios de fondue. Existem diversos modelos, tamanhos e materiais, que variam desde aço, inox, cerâmica; com espaço para os petiscos, velas e muito mais.

*Dica:
o mais comum é utilizar álcool em gel e fósforo para acender o réchaud. Não esqueça desses itens também!


O que servir
(Reprodução: Shutterstock)

Agora sim, a hora de pensar nos alimentos, bebidas e sabores para servir e preparar a lista de compras para o seu jantar especial. Uma coisa é verdade: existem opções de fondue para todos os gostos! Entre as principais, estão:

- Fondue de queijo:
o sabor clássico, mais tradicional! Existem receitas prontas no mercado, que você precisa apenas esquentar, além de várias outras receitas para preparar por conta, levando: vinho branco, queijo gruyère, queijo emmental, noz-moscada e muito mais. O modo mais comum para consumo é com pedaços de pão cortados em cubos (o pão italiano combina muito), mas você pode adaptar de acordo com seu gosto! Outra dica: legumes! Vagem, cenoura, couve-flor e brócolis (cozidos ou fritos) ficam uma delícia com molho de queijos.

- Fondue de carne:
no geral, o fondue de carne é feito com alcatra, filé mignon ou maminha. O molho pode variar conforme as suas preferências, como por exemplo: fondue de carne com molho tártaro, com molho rosé, molho de mostarda, molho pesto e até mesmo com molho de queijos. O grande diferencial do fondue de carne é que é comum utilizar uma panela de fondue com óleo para fritar a carne na hora e, em seguida, colocar o molho.

- Fondue de frutos do mar:
para quem gosta de um sabor do litoral mesmo no friozinho, o fondue de frutos do mar é uma ótima ideia! Para esse caso, o molho é um caldo de peixes feito conforme o que você preferir e, para comer, camarão ou peixes (fritos ou cozidos) da sua preferência.

- Fondue de chocolate:
a sobremesa perfeita! Fondue de chocolate, seja branco, preto, ao leite ou meio amargo, fica sempre muito bom para quem ama um docinho! O fondue de chocolate pode ser servido com frutas, como: uva, morango, banana ou laranja; com marshmallows, tubinhos de wafer e demais acompanhamentos que você gostar. É uma ótima pedida de doce para os dias frios!

Além dessas opções, você pode encontrar muitas outras receitas e até mesmo inovar, criando as suas próprias ao misturar os ingredientes que mais gosta! 

Produtos para a noite do fondue, queijos e vinhos(Reprodução: MadeiraMadeira)

E, para que seu jantar seja bem completo, para começar a ideia é servir petiscos ou entradas gostosas enquanto o fondue é preparado.

Caso você opte por um sabor de fondue diferente do de queijo, servir uma tábua de frutas e frios com queijos e vinhos na entrada é perfeito! Lembre-se de levar em consideração os gostos de cada um e seguir algumas recomendações de harmonização de queijos e vinhos, como:

- Queijos como roquefort e gorgonzola
, que são mais azuis, costumam combinar bem como vinhos tintos frutados ou espumantes proseccos;
- Queijos frescos como: ricota e cottage
, por exemplo, combinam muito com vinhos brancos e leves;
- Queijos como o gouda e emmental
, combinam com vinhos tintos mais leves;
- Queijos como o parmesão
, combinam com vinhos tintos mais fortes;
- Queijos como o camembert e o brie
, são possíveis de harmonizar com opções variadas, como: brancos, espumantes, rosé ou tintos de clima quente.

Além disso, geleias, patês, torradinhas, azeitonas e saladas podem complementar para uma entrada bem caprichada!


Dicas de decoração: mesa-posta

Produtos para a noite do fondue, queijos e vinhos(Reprodução: MadeiraMadeira)

Para deixar sua noite do fondue e dos vinhos ainda mais especial, a decoração da mesa é o charme final!  Para isso, alguns produtos vão ajudar a criar a mesa posta ideal para sua proposta:

- Escolha uma toalha que combine com a decoração da sua casa e que seja mais sofisticada como um fondue costuma ser;
- Use uma tábua ou cesta de frios para servir as entradas. Alguns modelos de petisqueira também são lindos e funcionam muito bem;
- Jogos americanos ou sousplat vão compor sua mesa;
- As taças e aparelhos de jantar escolhidos também fazem toda a diferença!


Aproveite para decorar com vasos, velas - principalmente se for um jantar romântico - guardanapos e demais itens que você preferir!

E aí, gostou das dicas? Que tal escolher os sabores que mais te agradam, chamar as pessoas queridas e aproveitar o friozinho com um bom fondue? Aproveite e confira uma lista especial com produtos para a sua noite de fondue, queijos e vinhos em casa:


Leia também:
Passo a passo: como montar uma sala de jantar industrial
10 eletrodomésticos e eletroportáteis essenciais para a sua casa
Como decorar uma cozinha americana simples
Como montar uma sala de jantar estilo Casa de Campo



Compartilhe:

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.