Iluminação para casa: tudo o que você precisa saber



(Reprodução: Shutterstock)

Planejar a iluminação de casa não é uma das tarefas mais fáceis. Por isso, existem detalhes essenciais que devem ser analisados - e cotados - antes de qualquer escolha para o seu cantinho. Um bom projeto luminotécnico é acompanhado de recursos que permitem criar ambientes ainda mais aconchegantes e produtivos, de acordo com a função atribuída para cada um.

Para que tudo isso seja feito da melhor maneira possível, a MadeiraMadeira preparou um guia completo com tudo o que você precisa saber para montar a iluminação para sua casa. Confira: 


Como saber qual lâmpada usar?
(Reprodução: Shutterstock)

Além de saber quais os principais tipos de lâmpadas e seus detalhes, como a incandescente, fluorescente e LED, é importante entender também um pouco mais sobre a parte técnica, como as tipologias de iluminação

- Potência (w): é a quantidade de energia elétrica que uma lâmpada utiliza para produzir luz, a qual é calculada pelo Watt (w), unidade de medida referente a essa potência. 
- Tensão (v): conhecida como voltagem, ela é a força que empurra a corrente elétrica, medida pelo Volt (V), calcula diferença de potencial elétrico entre dois pontos;
- Fluxo luminoso (lm): nada mais é do que a potência total de luz emitida em todas as direções, as quais não podem ser percebidas pelo olho humano. Bem como a temperatura e distância sobre a potência de uma luminária, que devem ser calculadas pelo lúmen (lm); 
- Temperatura de cor (k): expressa a cor da luz emitida por determinada fonte, por definição, é calculada pela unidade de medida Kelvin (k) quando um a luz passa a ser aquecida. 

(Reprodução: Shutterstock)

Saber dessa área mais "técnica" é essencial para evitar futuras frustrações e também estabelecer uma iluminação estratégica no seu lar. Por isso, é importante entender qual a funcionalidade que você espera do espaço  em questão, a fim de reproduzir o brilho e tipo de luz mais adequado possível para aquele ambiente. 

Para isso, existem cálculos específicos que te ajudam a descobrir a lâmpada ideal para cada canto do seu lar, de acordo com as atividades a serem realizadas. Para isso, existem cálculos específicos feitos através de fórmulas com base nas propriedades citadas anteriormente (W, V, LM e K), que te ajudam a descobrir a lâmpada ideal para cada canto do seu lar de acordo com as atividades a serem realizadas. 


Tipos de luminárias
(Reprodução: Shutterstock)

De acordo com as tendências lançadas no mundo do design, os arquitetos passaram a propor aos clientes projetos luminotécnicos mais ousados. Afinal, a iluminação faz toda a diferença não somente em seu objetivo principal - o de iluminar -, mas também contribui para criar destaques ainda maiores na decoração de cada ambiente.

Para que isso ocorra de maneira eficiente e que cada lugar fique bem iluminado, existem diversos tipos de luminárias, tipos de luminária que são adaptáveis aos mais variados estilos e combinações, são elas: 
 
- Spots: menos é mais! Indicado para vários ambientes da casa, os spots buscam valorizar a estética do espaço através de pequenos pontos de luz direcionados para algum ponto específico, seja de maneira embutida ou sobreposta. 

Produtos de iluminação para a sua casa (Reprodução: MadeiraMadeira)

- Pendentes: a variedade de pendentes para cada estilo de decoração é enorme! Então, se o intuito é de chamar a atenção para um local específico e criar um ambiente mais intimista com uma iluminação bem pensada, eles devem ser as primeiras opções. 

*Dica: são muito utilizados sobre as mesas de jantar e ilhas ou bancadas da cozinha, por exemplo.

Produtos de iluminação para a sua casa  (Reprodução: MadeiraMadeira)

- Lustres: clássico! Os lustres normalmente são utilizados como um "elemento-chave" nas composições por serem itens chamativos, grandes e cheios de detalhes. Por isso, o ideal é fazer a instalação em ambientes com um fluxo grande de pessoas, como sala de estar, jantar ou cozinha, a fim de dar destaque e a fim de dar destaque e sotisficação para esses espaços.

Produtos de iluminação para a sua casa  (Reprodução: MadeiraMadeira)


- Arandelas: podendo ser instaladas em ambientes internos e externos, as arandelas normalmente são encontradas nos muros da casa ou até mesmo na cabeceira da cama. Afinal, são escolhidas como luzes de apoio, que - pela luz amena - ajudam a trazer leveza e conforto ao espaço.

Produtos de iluminação para a sua casa (Reprodução: MadeiraMadeira)

- Abajur: o tradicional nunca sai de moda! O abajur é a opção ideal para você que busca algo atemporal e que torne o ambiente mais intimista e acolhedor. Seja como luminária de mesa, para auxiliar na concentração, ou no estilo de abajur de chão, para deixar a decoração ainda mais moderna. 

 Produtos de iluminação para a sua casa (Reprodução: MadeiraMadeira)

- Plafons: versatilidade! O plafon é um modelo de luminária que oferece muita variedade em formatos, tamanhos, cores e estilos. Você encontra um tipo ideal para cada ambiente que desejar, com instalação que pode ser feita de forma embutida ou sobreposta, além de emissão de luz de maneira difusa ou direta, você decide!

Produtos de iluminação para a sua casa (Reprodução: MadeiraMadeira)

- Balizadores: decorativos e mega úteis! Os balizadores  normalmente são instalados no chão, pois possuem a função direcionar e iluminar determinados caminhos e trajetos -dentro ou fora da casa-, garantindo até mais segurança e criando destaque de itens próximos ao chão. 

Produtos de iluminação para a sua casa (Reprodução: MadeiraMadeira)


Altura de instalação
(Reprodução: Shutterstock)

Você sabe qual a altura indicada para instalar os lustres ou pendentes nos diferentes cômodos da casa? Tudo depende do projeto luminotécnico de cada ambiente, porém existem regrinhas básicas para que eles exerçam uma boa iluminação, por exemplo: 

  • Independente do espaço, a distância entre o pendente e o teto deve ser de, no mínimo, 20 cm;
  • Deve-se analisar a proporção do lustre em relação aos móveis;
  • Tome cuidado para que a circunferência não ultrapasse o tamanho do tampo do móvel. 

O ideal, por exemplo, é optar por modelos que - além de bonitos - sejam versáteis e possuam flexibilidade de posicionamento, independente do local escolhido a serem dispostos.
Pode-se utilizar como exemplo as escolhas mais clássicas, como: o  pendente acima da mesa de jantar, que deve ser instalado de 70 a 90 centímetros de altura em relação ao móvel e de maneira centralizada, evitando o bloqueio da visão das pessoas que estão sentadas à mesa. Outra dica é a de pendente acima da mesa de cabeceira, com uma distância de  30 a 50 centímetros de altura.


Não se esqueça: de modo geral, para que o projeto da sua casa fique incrível, os ambientes precisam ornar! Por isso, antes de qualquer escolha, o ideal é consultar um profissional de arquitetura, um “lighting designers” ou um designer de interiores, que pode te indicar orientações personalizadas de acordo com o seu caso. Se isso não for possível, pesquise, busque muitas referências, planeje e faça da melhor maneira a iluminação da sua casa!

Mas e aí, curtiu as dicas? Agora que você já entendeu que é preciso ter atenção aos detalhes e que a iluminação é a peça-chave para o conforto e beleza de uma casa, a Madeira preparou uma lista com várias opções de produtos para você se escolher:


Leia também: 
O que é o estilo de decoração Japandi?
Como escolher cores e móveis para o quarto
6 dicas para acertar na escolha do rack
Como escolher a escrivaninha ideal para o seu escritório


Compartilhe:

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.