Decoração de mesa de Festa Junina: 10 ideias



(Reprodução: Shutterstock)

O mês que marca o começo do Inverno e o início das festividades caipiras chegou! Depois de dois anos comemorando a data em casa por conta da pandemia de covid-19, e é um ótimo momento para colocar o seu melhor traje junino e ir curtir um arraiá com as pessoas que ama. 

Uma festa cheia de características bem clássicas, merece a melhor comemoração possível. Por isso, invista em uma decoração de encher os olhos! 

É importante lembrar que os detalhes fazem a diferença e são eles que ajudam a deixar o ambiente ainda mais aconchegante e imerso no tema. Pensando nisso, a MadeiraMadeira separou 10 ideias de decoração para você montar uma mesa de Festa Junina. Confira:

1 - Chapéus de palha 

(Reprodução: Shutterstock)

Se engana quem pensa que os chapéus de palha se limitam apenas como parte do traje típico junino! Além do óbvio, eles podem ajudar a criar ótimas decorações de mesa posta, tudo isso de forma simples, fácil e econômica. Nessa composição, eles normalmente são dispostos pela mesa para servir como base de apoio para docinhos, por isso, - pensando na higiene - o ideal é forrá-los com tecidos coloridos. 


2 - Flores
Sempre bem-vindas! As flores são itens muito frequentes na decoração de Festa Junina, tanto em estampas, quanto em seus formatos artificiais ou naturais. Indo de acordo com a explosão de cores que compõem essa festa, as mais procuradas são girassóis artificiais, margaridas ou aquelas bem coloridas que irão deixar a mesa ainda mais linda. 

Coloque-as em garrafas de vidro, copinhos e compotas, isso deixará sua decoração moderna na medida certa, além de remeter ao universo rural e aos espaços ao ar livre. 


3 - Xadrez

Produtos para Festa Junina

O queridinho! O xadrez é a estampa mais clássica para essa festa. Isso pode ser entendido por conta da sua versatilidade, já que pode ser utilizado em: toalhas, como base principal para montagem da mesa;  jogos-americanos; estampa de pratinhos; bandeirinhas; guardanapos; balões e até mesmo no clássico traje caipira. 


4 - Madeira e paletes
Para ajudar a compor a decoração e criar uma aparência mais rústica, itens de madeira, paletes, vime, palha e demais materiais como esses são ótimas ideias para combinar o ambiente e relembrar o aconchego do campo. Além de um preço, no geral, acessível de aquisição, são matérias-primas de fácil manuseio e com facilidade a serem encontradas. 

Eles podem fazer parte do seu arraiá através de paletes que viram mesinhas de centro ou assentos para os convidados, painéis decorativos ou para fotos, assim como cestinhas ou refratários feitos com vime para apoiar comidinhas ou pequenas decorações.  


5 - Bandeirinhas de Festa Junina

(Reprodução: Shutterstock)

Nada é tão tradicional nas festas de São João como as bandeirinhas! Penduradas com sisal ou barbante de ponta a ponta da mesa ou pelo teto, elas deixam a decoração do espaço ainda mais divertida através de variações de cores, estampas e tamanhos. Além disso, possuem um ótimo custo-benefício quando compradas ou feitas à mão com cartolinas, tecidos diferentes e até mesmo jornais antigos. 


6 - Decorações em material reciclado
Ainda sobre fazer decorações em casa, o DIY (do inglês, do it yourself: "faça você mesmo") é uma ótima maneira de criar elementos decorativos para a Festa Junina! Além dos jornais e retalhos de tecido para bandeirinhas ou toalhas, você pode aproveitar pedaços de cartolinas, rolos de papel higiênico e deixar a criatividade fluir

Dica: na internet existem diversas dicas de como reaproveitar materiais que ficam esquecidos em casa ou vão para o lixo. Faça sua festa de maneira consciente e colabore com a reutilização, esses materiais podem te ajudar a compor brincadeiras típicas, inventar fogueiras e demais enfeites temáticos. 


7 - Balões de papel

(Reprodução: Shutterstock)

Tão tradicionais quanto as bandeirolas, os balões de papel são versáteis e podem ser utilizados em cada canto da decoração, seja pendurados acima da mesa com fios de nylon ou como elementos de mesa posta. Eles são ótimas opções para quem ama colocar a mão na massa no DIY e personalizar do seu próprio jeito com dobraduras, recortes, estampas e cortes diferenciados


8 - Lembrancinhas
Para encerrar a comemoração em grande estilo, nada melhor do que oferecer aos seus convidados lembrancinhas personalizadas da festa. Use a criatividade e produza mimos que agradeçam a presença da pessoa e busque faze-lá lembrar com carinho do momento.

Sugestão: a lembrancinha pode ser composta por pequenos elementos que remetam a data, como: chapéus de palha, fogueira, bandeirinhas, balões e espantalhos ou cestas com docinhos típicos, por exemplo.


9 - Painel 

Produtos para Festa Junina

Que tal um espaço personalizado para registrar as fotos do dia? Um painel junino é a opção ideal para quem deseja eternizar a comemoração da melhor maneira. Ele pode ser feito com base na decoração de todo espaço, sendo composto por itens que lembram a data e também que completem a diversão de toda família e amigos, como plaquinhas e stands engraçados. 

E, caso você não esteja afim de criar algo, existem vários painéis juninos prontinhos na MadeiraMadeira para completar a sua festa!


10 - Guardanapos temáticos
Nem mesmo os guardanapos escapam das customizações dessa época! Pensando em celebrar a data com grande estilo e transformar o ambiente rico em detalhes, a sua mesa posta pode ser feita com guardanapos coloridos, em estampas xadrez ou floral, dobrados em formato de bandeirinhas ou até mesmo acompanhados de porta guardanapos em formatos de fogueira ou chapéu de palha. 


Comidas típicas de Festa Junina

(Reprodução: Shutterstock)

Um arraiá do "bão" só fica completo com muita comida boa e um cardápio que precisa estar de acordo com a temática da festa. Os pratos típicos de festa junina costumam ser feitos com base em iguarias fáceis e práticas, são elas: abóbora, amendoim, milho, coco e pinhão. Quando prontas, elas formam um menu característico composto por muitas delícias, como: pipoca, milho cozido, paçoca, doce de abóbora, pé-de-moleque, quentão, caldinhos, bolos, cocada, curau e canjica, por exemplo. 

E, para que a sua mesa posta esteja de acordo com toda decoração, é necessário pensar em formas de expor essas delícias de maneira estratégica, o que pode ser definido de acordo com o tamanho do espaço disponível. Por isso, é interessante separar "setores" para dispor os comes e bebes, por exemplo, ter cestinhas e recipientes destinados a salgados, doces e um cantinho exclusivo para as bebidas. 


E aí, curtiu as dicas? Comemore em grande estilo e faça o melhor arraiá possível! A Madeira preparou uma lista repleta de produtos para compor sua mesa de maneira personalizada e linda. Confira:


Leia também: 
Noite do fondue, queijos e vinhos em casa: como fazer
Como preparar a casa para o inverno?
Aquecedor, climatizador e desumidificador: entenda as diferenças
Iluminação para casa: tudo o que você precisa saber


Compartilhe:

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.