Crie uma área de serviço moderna e funcional em 5 passos



(Reprodução: Shutterstock)

Muitas pessoas acabam focando tanto nos cômodos "principais" da casa, que acabam esquecendo da lavanderia - ou área de serviço - que pode virar um famoso "quartinho da bagunça" ou um depósito de materiais e roupas. Porém, é um ambiente que faz toda a diferença nas atividades do dia a dia em casa! E, pensando em deixar todos os cantinhos bem agradáveis, a área de serviço também é incluída em projetos que prezam pela versatilidade, organização e design dos ambientes..

O espaço que reúne uma série de funções e itens merece uma atenção especial. Por isso, a MadeiraMadeira reuniu dicas de como criar uma área de serviço moderna e funcional em 5 passos, para facilitar a sua rotina! Confira: 


1 - Escolha os eletros essenciais para a área de serviço

Produtos para área de serviço 

Para acertar na escolha dos eletrodomésticos e eletroportáteis, é necessário entender e avaliar as reais necessidades da sua casa. Isso vai depender de quais as prioridades propostas pela sua rotina diária e de quem mora com você. Assim, é sempre bom considerar o número de moradores e também as exigências de cada um deles, priorizando produtos que são pensados para otimizar o tempo e auxiliar em atividades práticas.

São muitos os modelos, marcas e preços disponíveis de eletros no mercado, então deve-se levar em consideração alguns critérios de escolha que se encaixem nos seus ideais, como: máquina de lavar convencional ou 2 em 1 (lava e seca); ferro elétrico ou a prática passadeira a vapor vertical; aspirador de pó vertical ou a inovação dos aspiradores de pó robôs, e demais produtos essenciais para limpeza e cuidado da sua casa. 


2 - Priorize os móveis multifuncionais

Produtos para área de serviço 

Independente do tamanho da área de serviço, móveis multifuncionais são sempre ótimas alternativas! Além de oferecerem praticidade na rotina, esses modelos economizam espaço e, normalmente, são acompanhados por designs inovadores e de grande usabilidade, atendendo cada função atribuída a eles com excelência e dinamismo.

Alterações que otimizam o ambiente e proporcionam novas possibilidades são sempre muito bem-vindas, aposte em mobílias que oferecem versatilidade e bom armazenamento, como: armários com cabides, tábuas retráteis, móveis que são 2 em 1, armários multiuso, tábua de passar com armário, móveis com rodinhas, nichos e prateleiras, móveis dobráveis e muito mais! 


3 - Otimize espaços

(Reprodução: Shutterstock)

Geralmente, a área de serviço é o “cantinho da bagunça” da casa, por isso, independente de sua metragem, é necessário um planejamento para montá-la.
E, falando em economizar espaço, o ideal é criar uma otimização para melhores usos dos locais disponíveis, o que facilita na organização e também na criação de um aspecto arejado e sem grandes poluições visuais

Produtos para área de serviço 

Procure por caixas organizadoras; cestos de roupas para separar as limpas das sujas; prateleiras; ganchos de parede; compartimentos; estantes; prateleiras e outros espaços de armazenamento em que tudo possa ficar organizado e separado da melhor maneira. Além de serem opções relativamente baratas, são boas alternativas para quem deseja montar um cantinho bonito, organizado e personalizado.


4 - Pense bem na escolha do piso 

(Reprodução: Shutterstock)

Por ser um espaço relativamente úmido, a área de serviço se torna ainda mais suscetível a acidentes domésticos. Logo, a escolha do piso deve priorizar a segurança dos moradores e também deve ser um modelo resistente a líquidos e produtos de limpeza. Por isso, procure se informar sobre as restrições dos modelos de pisos que você deseja instalar no ambiente, para evitar um revestimento danificado. 

O mais indicado é optar por modelos antiderrapantes, que possuem texturas e revestimentos que criam um certo atrito ao caminhar sobre eles, evitando escorregões e possíveis quedas.


5 - Complete o ambiente com a decoração

(Reprodução: Shutterstock)

Para muitas pessoas, a parte mais divertida de planejar um ambiente é o momento de decorar, e se engana quem pensa que isso fica de fora em um projeto de uma área de serviço. Apesar de ser um espaço que muitas vezes não tem tanto destaque em casa, você pode fazer diferente! A dica é: dê tchau para as cores frias e busque pela criatividade e originalidade em cada detalhe. Dependendo do estilo de decoração já escolhido como principal nos demais cômodos da casa, como o industrial, retrô ou minimalista, utilize elementos dele também na lavanderia

Ao adquirir móveis e eletros que combinam entre si e pensar na disposição de forma planejada no ambiente, você já está criando uma boa decoração. Após isso, invista em uma paleta de cores que combine com todos os itens que compõem a sua área de serviço e a complete com pequenos objetos decorativos, como plantinhas e quadrinhos. Ainda, tapetes, cortinas, potes de armazenamento e a cor dos produtos como o cesto de roupa, por exemplo, vão fazer toda a diferença!


Itens importantes para a área de serviço

(Reprodução: Shutterstock)

Ainda, é preciso considerar o espaço disponível para outros acessórios essenciais que irão compor sua área de serviço, como:  varal, tábua de passar, tanque, produtos de limpeza, lixeiras, baldes, rodos, vassouras, panos de chão e de limpeza. Dessa forma, tudo se manterá em ordem para criar um ambiente funcional, organizado e agradável.  

O ideal é planejar a organização do espaço de acordo com a utilidade que aquele produto possui. Separar cada um dos itens por "setores" mais utilizados vai facilitar a sua rotina de limpeza e deixar o dia a dia mais prático. E, a fim de manter a segurança e não prejudicar a circulação no cômodo, é importante ter definido como será o armazenamento dos produtos de limpeza. Priorize espaços dentro de prateleiras de armários ou em caixas organizadoras, de preferência fechados e no alto, fora do alcance de crianças, pets ou da exposição ao sol, por exemplo. 


E aí, curtiu as dicas? Agora que você já sabe como planejar esse cômodo de maneira completa e cheia de personalidade, a Madeira separou uma lista especial repleta de produtos para criar uma área de serviço moderna e funcional. 


Leia também:
Iluminação para casa: tudo o que você precisa saber
Vai casar? Saiba como montar uma lista de casamento completa
Aquecedor, climatizador e desumidificador: entenda as diferenças
Como escolher móveis para área externa


Compartilhe:

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.