Como escolher o modelo de mesa gamer ideal para você



(Reprodução: Shutterstock)

As mesas gamer são ideais para quem costuma passar horas jogando os mais variados games no notebook ou PC. É fundamental ter um espaço confortável com tudo ao alcance das mãos, além de manter uma boa postura. Por isso, o conjunto formado pela mesa gamer e cadeira gamer colaboram com a ergonomia e cuidam de sua saúde. 

Para que você faça a escolha certa entre os inúmeros modelos, vamos te ajudar com dicas importantes que não podem faltar quando for decidir por sua mesa gamer nova. Aqui você vai ficar por dentro de fatores como tipos de mesa gamer, as vantagens do produto, tamanhos, design, ergonomia e muito mais. Agora é só conferir tudo que separamos para você! 

O que é uma mesa gamer?
Modelos de mesa gamer (Reprodução: MadeiraMadeira)

Como o nome já explica, é um item do mobiliário moderno voltado totalmente como acessório para dar suporte a todos os itens que um gamer precisa para uma experiência completa. A mesa gamer vai acomodar o computador, os games e todos os periféricos necessários para jogar, como mouse, teclado, headset, controle para PC, monitores, cabos, etc. Ela é um produto obrigatório na hora de montar um setup gamer sem deixar faltar nenhum detalhe. 

Desenvolvida exclusivamente para quem curte jogos eletrônicos, a mesa gamer tem uma série de atributos quando falamos sobre regulagem, resistência, iluminação, e em conjunto com a cadeira, uma utilidade essencial na ergonomia, afinal, uma postura correta traz mais conforto e saúde quando se passa muito tempo em frente à tela. Vale lembrar que a mesa gamer também é um produto de desejo dos gamers por conta do design original com estrutura e diferenciais que fogem do convencional. 


Vantagens de uma mesa gamer
(Reprodução: Shutterstock)

Apesar de ser um produto direcionado para quem joga com frequência, as mesas gamer também são indicadas para quem encara os jogos como hobby. Para ambos os perfis, ela é projetada para trazer algumas vantagens indispensáveis que se enquandram perfeitamente nos momentos de diversão de uma forma confortável e útil. 

Confira as vantagens que a mesa gamer oferece:

  • Resistência:  os materiais são duráveis e feitos para suportarem o peso suficiente de todos os equipamentos;
  • Espaço: as mesas gamer são produzidas para receber e organizar todos os itens que você precisa na hora de jogar;
  • Ergonomia: é uma das principais vantagens, pois são fabricadas pensando na saúde de quem joga. É um aspecto que garante uma boa postura para não causar eventuais problemas na coluna e nas mãos;
  • Versatilidade: a mesa gamer acomoda todos os seus acessórios, oferece conforto, tem design diferenciado, são vendidas em modelos dobráveis ou móveis. São várias cores, formatos e tamanhos para todos os gostos;
  • Compartimentos: organizadores de cabos, nichos e gavetas são estrategicamente dispostos para receber acessórios e jogos, além da  abertura para a CPU.

O que levar em conta para comprar uma mesa gamer?
Modelos de mesa gamer (Reprodução: MadeiraMadeira)

1 - Ergonomia: conforto e saúde

Nada melhor do que fazer o que gostamos de forma confortável em um ambiente propício para qualquer atividade. É aí que a ergonomia aparece como um dos recursos de maior importância na hora de escolher sua mesa gamer. 
 
A estrutura adequada de uma mesa ergonômica não permite que o gamer sinta dores nos pulsos, nas mãos e principalmente no pescoço e na coluna. Tudo isso faz com que a diversão fique mais atraente e aumente a performance do jogador. 
 
Não podemos esquecer do conjunto como um todo, já que a altura da mesa e da cadeira devem trabalhar juntas, garantindo uma postura apropriada durante horas de jogo. De nada adianta uma mesa gamer com design bonito, mas desconfortável e que não ofereça cuidados com a sua saúde de quem está jogando
 
Depois de analisar bem e comprar a sua mesa gamer, faça os ajustes corretos junto com a cadeira. Não poupe tempo fazendo todos os testes até encontrar a posição mais confortável e ergonômica.

2 - Tamanho da mesa gamer x espaço disponível

(Reprodução: Shutterstock)

Para comprar uma mesa gamer, existe um primeiro passo que vem antes de qualquer coisa: considerar o tamanho do produto e o espaço disponível para acomodá-lo sem que fique apertado, evitando desconforto e acidentes. 

O foco é fazer com que a mesa gamer se encaixe da melhor forma possível no ambiente, sem obstruir a circulação ao mesmo tempo em que ela entrega todas as vantagens desejadas. Para isso, siga algumas dicas que vão te ajudar a optar pelo melhor modelo de mesa gamer:

  • O padrão de altura para a mesa é de 75 cm, mas alguns exemplares chegam até 85 cm. Fique atento se altura da sua cadeira combina com a mesa, posicione a tela do computador para que fique no mesmo nível dos olhos e procure pela melhor ergonomia nessa composição; 
  • Se o espaço que você for instalar a mesa gamer for pequeno, invista em modelos mais compactos e versáteis. Elas são ideais para quem usa apenas um monitor, PC menor e poucos periféricos, além de serem econômicas;
  • Mesas com tamanhos maiores comportam muito mais acessórios. Elas são perfeitas para quem usa dois monitores, um PC grande e muitos acessórios. O investimento será maior, mas você terá um produto conveniente para suas necessidades; 
  • O número de compartimentos e gavetas é relativo ao tamanho da mesa gamer. Se você precisa desses itens ou mais, como um tampo especial ou sistema de gerenciamento de cabos, provavelmente terá que optar por uma mesa maior;
  • Essa é para quem usa dois ou mais monitores: fique atento ao comprimento da mesa para que tenha espaço suficiente, garantindo segurança sem que fiquem muito próximos um do outro;
  • O tamanho correto é algo que você irá decidir, ou seja, fique livre para comprar uma escrivaninha ou uma mesa de escritório mais simples se o espaço for pequeno ou caso não precise das opções que a mesa gamer oferece. 


3 - Tipos de materiais para mesas gamer
Modelos de mesa gamer (Reprodução: MadeiraMadeira)

Assim como outros tipos de móveis, as mesas gamer são fabricadas com diferentes materiais que influenciam diretamente no preço, design, durabilidade, e principalmente a resistência do produto. Por isso, prefira modelos que aguentem no mínimo 20 kg de carga. Algumas mesas são mais resistentes e têm capacidade maior, então estabeleça sua necessidade de acordo com o que será acomodado no móvel. 

Os principais materiais de fabricação das mesas gamer são madeira, vidro, aço e PVC. Cada um deles oferece vantagens e características de acordo com o que você procura. 

  • As mesas gamer de madeira são as mais comuns. Apesar do peso, elas tendem a ser discretas, trazendo um design tradicional. O MDP é a matéria-prima que se destaca nos quesitos durabilidade e resistência a danos físicos e mecânicos.
  • Se você deseja uma mesa gamer que seja leve e fácil de ser mudada de lugar, os modelos em aço e PVC são a melhor escolha. Apesar de contar com um estilo mais arrojado, fique atento com as soldas e espessuras das peças, fatores importantes para classificar a resistência do móvel. 
  • Mesmo com um design sofisticado e cheio de estilo, as mesas gamer de vidro são mais frágeis e podem quebrar dependendo do peso e força que o jogador e os equipamentos aplicam sobre ela.     


4 - Compartimentos
(Reprodução: Shutterstock)

A mesa gamer é projetada para oferecer uma experiência completa aos jogadores. Existem diversas configurações com nichos, organizadores de cabos, ganchos e suportes que servem estrategicamente como base para aquilo que você necessita.  
 
Uma mesa com superfície simples, lisa e sem compartimentos, onde caibam os equipamentos de maneira organizada, possibilita que o gamer tenha um ambiente sistematizado sem problema algum. 
 
Por outro lado, compartimentos e gavetas extras facilitam a organização de periféricos, jogos e até mesmo papéis. As prateleiras deixam a mesa mais bonita com itens colecionáveis ou decorativos. O espaço para o CPU merece um ponto de atenção, já que podem ser encontrados tamanhos maiores em comparação com os gabinetes mais comuns.
 
Alguns itens adicionais fazem a diferença em relação às mesas tradicionais:

  • Organizador de cabos;
  • Gancho para colocar os headsets ou óculos 3D;
  • Suporte para os controles;
  • Conexões adicionais.


5 - Design, formatos e cores 
Modelos de mesa gamer (Reprodução: MadeiraMadeira)

No mundo gamer, o design é um ponto de destaque. Os formatos, cores e estilos da mesa gamer são determinantes para um visual caprichado e que combine com a decoração do ambiente em que ela está inserida. Não existe uma regra. A mesa gamer pode ser de qualquer cor, desde que atenda aos requisitos de jogabilidade.

Formato - O formato mais comum de mesa gamer é o retangular, já que tem grande facilidade para se encaixar em qualquer ambiente, mas aexistem diferentes configurações para todos os tipos de ambientes. Os modelos com formato em “L” são ótimos para quem tem mais de um monitor no computador, sendo possível acomodá-los em posição estratégica para melhorar o campo visual. São perfeitas para o canto do quarto ou do escritório. 

Cores - Em geral, as mesas gamer contam com cores escuras e pequenos ornamentos chamativos, como preto com detalhes em verde limão ou laranja, por exemplo. São cores que não mancham com facilidade e também trazem um visual mais bonito, ainda mais se misturadas a outros tons, como vermelho ou azul. Em ambientes com características mais neutras, sem uma décor tão marcante, são indicadas cores mais neutras para não destoar como um todo. 

Luzes led - Existem ainda mesas gamers com luzes LED fixadas. Elas trazem um estilo mais descolado e moderno para o ambiente, remetendo ao estilo de decoração geek. O visual e a estrutura desses modelos vão de encontro com uma vertente tecnológica própria, que é característica do mundo gamer. 

6 - Quanto custa uma mesa gamer?

Modelos de mesa gamer (Reprodução: MadeiraMadeira)

Talvez a principal dica na hora de comprar uma mesa gamer seja equilibrar as suas necessidades com o orçamento disponível para o móvel. Lembrar que as mesas gamer têm diferenciais se comparadas às mesas convencionais, e por isso são mais caras.
 
É possível encontrar modelos de mesas bastante simples, com menor durabilidade e preços mais baixos. Mas, se você preferir por um móvel de maior qualidade, tamanho e resistência, provavelmente irá gastar um pouco mais. Mesmo assim, não quer dizer que as mesas gamer custem uma fortuna. 

Combinar as vantagens e benefícios exatamente de acordo com o que você e o ambiente precisam não é uma tarefa tão fácil assim, portanto tenha paciência e saiba analisar cada aspecto na hora da compra.



E aí, gostou das dicas? Então confira uma lista especial com as melhores mesas gamer para deixar seu setup completo e cheio de estilo!

Leia também: 
Checklist: 6 itens para montar um setup gamer completo
Estilo de decoração Geek
Móveis para escritório: quais os principais e dicas para organização
Como escolher a escrivaninha ideal para o seu escritório


Compartilhe:

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.