Como escolher a melhor cama para seu cachorro ou gato



(Reprodução: Shutterstock)

Os animais de estimação são, para muitas pessoas, como integrantes da família. E os cuidados que um pet precisa vão muito além de ração e da água. Muitas vezes, são necessárias adaptações em casa, além de brinquedos para entretenimento e desenvolvimento, uma rotina de limpeza bem mais frequente e, claro: um cantinho confortável e propício para que ele possa descansar bem. 

Pensando nisso, a MadeiraMadeira separou algumas dicas para que você encontre a cama ou casinha ideal para o seu cachorro ou gato. Confira:


Analise o tamanho
(Reprodução: Shutterstock)

Antes de mais nada: veja o tamanho correto! Algumas camas e casinhas para pets são anunciadas com tamanhos “padronizados”, como: P, M, G ou GG, mas é importante que você analise a medida exata em centímetros de largura, altura e profundidade para descobrir se ela vai realmente comportar bem o seu bichinho.

Além disso, confira também qual o peso máximo indicado para o animal que vai utilizar o produto, já que alguns modelos são pensados para portes específicos. Assim, você garante mais durabilidade para a caminha e conforto para seu pet.



Casinhas
Caminhas e casas pet(Reprodução: MadeiraMadeira)

Independentemente se a casinha vai ficar dentro ou fora de casa, já existem diversos modelos com materiais e estilos diferentes para você deixar o seu pet em um espaço lindo e exclusivo para ele.

Modelos de madeira, plástico ou até de ferro, para os mais variados orçamentos e tamanhos de pet. Caso você opte por uma casinha, lembre-se de verificar também se ela conta com colchonete para que seu animal fique confortável, além de comprar cobertas ou mantinhas para deixar a casinha bem aconchegante e quentinha.

*Dica: se a casinha ficar na parte externa da casa, mesmo que ela tenha um telhado próprio, opte por deixá-la em algum lugar com cobertura. Assim, você protege seu animal das variações climáticas e evita que a casinha fique exposta às chuvas, por exemplo, garantindo mais resistência ao material.


Camas
Caminhas e casas pet(Reprodução: MadeiraMadeira)

O que não falta, é opção de caminha para os pets! AMadeiraMadeira separou alguns modelos principais para que você possa analisar qual é o ideal para o seu bichinho:

- Cama nuvem: um modelo que está muito em alta e que, só de olhar, já dá para perceber o conforto! Feita em pelúcia, ela é super macia e realmente faz parecer que seu pet vai dormir nas nuvens! Além disso, existem várias cores disponíveis para que você escolha a que mais combina com a sua casa e os demais acessórios do animal;

- Cama tradicional: os modelos de caminhas mais conhecidos são mais básicos e parecem um colchonete, só que com bordinhas laterais. Geralmente feitas de algodão e poliéster, são alternativas confortáveis e com bom custo-benefício;

*Atenção: o ideal é que possuam fundoimpermeável, para manter seu pet longe do frio e umidade. Além disso, existem modelos laváveis, com zíper para retirada dos enchimentos e mais fácil lavagem.

- Cama iglu: o modelo iglu é uma caminha fechada, com abertura apenas para a entrada do pet. É possível encontrar em diversos materiais, como: microfibra, poliéster, algodão e soft, por exemplo.

- Camas diferenciadas: o mercado de produtos pet não para de crescer! E, com isso, a variedade de opções também. Existem muitos modelos criativos, com formatos de móveis de casa, como camas, colchões box e sofás; modelos de personagens de desenhos animados; modelos com formatos de animais e muitos outros.

Caminhas e casas pet(Reprodução: MadeiraMadeira)

- Cama de corino: vários modelos de caminhas misturam diferentes materiais. O corino, por exemplo, é um material que permite uma limpeza mais fácil e também mais resistência. As camas de courino costumam ser forradas com espuma, algodão ou algum outro material mais macio, para combinar conforto e durabilidade.

- Cama de fibra natural: a estrutura base das caminhas feitas com fibra natural, vime ou palha, também está em alta! Para esses modelos, é necessário garantir um colchonete ou uma almofada para que fique bem confortável para o animal.

*Dica: se a sua casa conta com uma decoração no estilo boho ou tropical, escolher uma caminha nesse modelo para o seu pet vai, além de tudo, combinar muito com a decoração predominante nos ambientes!

- Cama de plástico: as camas com estrutura em plástico, assim como as casinhas e as camas de fibra natural, também precisam de um colchonete para garantir o conforto. As principais vantagens é que costumam ser mais econômicas e duráveis, indicadas principalmente para os bichinhos que gostam de roer e morder tudo.

- Cama suspensa: os gatinhos amam! Esses animais gostam de ficar nas alturas e, com camas suspensas que sejam bem fixadas - seja com ventosas nas janelas ou presas nas paredes - você permite que seu bichinho descanse em um ambiente que ele já gosta. Em janelas, eles ainda podem observar o movimento do lado de fora, tudo que um gato deseja!

*Atenção: lembre-se de garantir que a cama está bem fixada e, no caso de janelas, manter elas fechadas e com telas para garantir a segurança do seu gato.


Móveis com camas
Caminhas e casas pet(Reprodução: MadeiraMadeira)

Uma das maneiras mais eficazes de realmente inserir o seu animal na casa, principalmente se ele é um bichinho que já fica do lado de dentro, é através dos móveis para pets. São móveis multifuncionais, desenvolvidos pensando em otimização de espaço, design e em manter o bichinho de estimação sempre por perto!

De forma geral, são móveis bem parecidos com os tradicionais, mas com compartimentos e espaços exclusivos para o conforto do pet, como: racks, bancos, mesas de cabeceira, camas e muito mais. Além de tudo, você pode escolher de acordo com a decoração da sua casa, para manter o estilo de mobília que você já utiliza.


Ideias para fazer a cama do pet em casa
(Reprodução: Imagem 1 e imagem 2 via Pinterest

Caso você queira economizar, goste de “botar a mão na massa” e opte por um DIY (do inglês, do it yourself) para fazer em casa a caminha do seu pet, existem várias maneiras para isso! Entre as mais conhecidas, estão:

- Caminha de pallet:
para ela, você pode reaproveitar pallets ou outros pedaços de madeira, lixar tudo, medir para o tamanho ideal para seu pet e utilizar pregos e/ou parafusos para a fixação. Depois, basta pintar da cor desejada com tinta para madeira, finalizar com verniz e utilizar colchonete ou almofada para deixar bem confortável!

- Caminha de pneu: nesse caso, você pode utilizar algum pneu furado ou antigo, pintar e colocar almofadas dentro. Também é possível cortar para criar uma entrada para seu bichinho e fixar um forro impermeável na parte de baixo, para evitar o contato com o chão.

*Dica: uma boa ideia é personalizar a pintura com patinhas, ossinhos e o nome do seu pet para ficar bem exclusivo e ainda mais fofo!


Acessórios para casas com animais de estimação
Caminhas e casas pet(Reprodução: MadeiraMadeira)

Se você tem um bichinho que fica dentro de casa, alguns outros itens também são muito necessários para que você mantenha tudo o mais organizado possível, limpo e os seus móveis conservados. Isso porque, alguns animais soltam muitos pelos, os gatos podem arranhar os sofás e os cachorros podem roer a mobília, por exemplo.

Caminhas e casas pet(Reprodução: MadeiraMadeira)

Sabendo disso, boas sugestões de produtos para você avaliar quais são necessários dentro da sua realidade com seus pets, são:

- Arranhador para gatos;
- Capa protetora e escadinha para sofá;
- Cerca e/ou portões para a escada ou para delimitar espaços;
- Telas nas janelas;
- Tapetes higiênicos;
- Brinquedos para o pet e cestos ou caixas organizadoras para guardar;
- Aspirador de pó;
- Comedouro e bebedouro;
- Aromatizador de ambientes.


Dessa forma, você pode se certificar que tem tudo o que precisa para a funcionalidade da sua casa e o conforto do seu animal!

???????
E aí, gostou das dicas? Então aproveite e confira uma seleção especial de produtos que vai te ajudar a escolher a melhor cama para o seu cachorro ou gato e ainda encontrar todos os outros acessórios que você procura para uma casa bem pet friendly:

Leia também:
Crie uma área de serviço moderna e funcional em 5 passos
Como escolher móveis para área externa
10 eletrodomésticos e eletroportáteis essenciais para a sua casa
Como deixar a casa mais segura para crianças

Compartilhe:

Podemos Ajudar?
Olá. Como podemos ajudar?
Informar erro no site

Informe onde ocorreu o problema

Informações adicionais

Descreva o problema para entendermos melhor a situação e solucionarmos a questão mais rápido.

Informe seus dados

Por fim, informe seus dados para entrarmos em contato a respeito da resolução do problema.

Enviado com sucesso!

Seu feedback é muito importante para aprimorarmos nossas ferramentas e atendê-lo melhor todos os dias.
Obrigado!

Ocorreu um erro!

Desculpe, não foi possível enviar o formulário.
Volte a etapa anterior e tente novamente.